Estimados concidadãos


A Assembleia de Freguesia é o órgão deliberativo das freguesias de Portugal, sendo eleita por sufrágio universal, direto e secreto dos cidadãos recenseados na área da freguesia, segundo o sistema de representação proporcional. No atual mandato – 2017/2021 - na sequência do resultado das últimas eleições autárquicas, a Assembleia de Freguesia de Fiães integra na sua composição sete membros eleitos pelo PSD, quatro eleitos pelo PS, um eleito pelo CDS e um eleito pela CDU.


Enquanto órgão representativo da freguesia, a assembleia de freguesia reúne ordinariamente quatro vezes por ano – abril, junho, setembro e dezembro – e, extraordinariamente, sempre que necessário, sendo públicas todas as suas sessões. No quadro da sua função deliberativa, a assembleia de freguesia tem, entre outras previstas na lei, as competências de apreciação e fiscalização da atividade da junta de freguesia.


As sessões da Assembleia de Freguesia de Fiães têm revelado ao longo dos anos uma forte participação dos cidadãos na discussão dos assuntos da freguesia, tornando-as reconhecidamente num exemplo, no âmbito local, de exercício da cidadania e de compromisso público da sua população com a vida da freguesia.
Confesso que esta constatação me enche de orgulho – deve-nos encher a todos - já que comprova a qualidade ímpar das gentes de Fiães, marcada pelo permanente interesse e envolvimento que demonstram na vida e no futuro da sua terra. E é, em última análise, esta atitude de intervenção coletiva que define a democracia.

 

A Assembleia de Freguesia de Fiães é um espaço aberto e plural onde todos têm voz e onde todos são ouvidos. No entanto, o seu funcionamento não se esgota nas sessões periódicas. A página web estabelece mais um canal de comunicação entre a população e os órgãos autárquicos da freguesia.

 

Participem, estão todos convidados!

 

Desde já agradeço, em nome dos fianenses, em nome de Fiães.

Fiães, 19 Abril 2021

Luís Filipe de Sousa Cálix

Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia